UNIPAZ - Universidade Internacional da Paz | Universidade Holística Internacional | Campus Rio de Janeiro

pontifexEDIÇÕES ANTERIORES - Revista Pontifex: ciência, filosofia, arte e tradições sapienciais


Volume 01, Número 01 | Janeiro - Junho 2014          
 setaVOLTAR AO ÍNDICE


artigo ARTIGO:

CONSTRUIR E PRODUZIR UM CONHECIMENTO TRANSDISCIPLINAR HOLÍSTICO:
CONECTANDO O DESPERTAR DO SUJEITO AO DESAFIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CIÊNCIAS, SABERES E VIVÊNCIAS
CAMILA ALOISIO ALVES

Resumo
O homem desde a antiguidade tem uma relação com o mundo ao seu redor de desbravamento e descobertas, continuamente provocado pelo mistério, pela estranheza das coisas e da natureza. Todavia, a capacidade de avaliar, dimensionar e monitorar os impactos das tecnologias, das formas de produção capitalista e da intervenção foi pouco explorada, seja por desconhecimento, seja por negligência, o que coloca a humanidade, atualmente frente a desafios importantes para a garantia da manutenção da vida. O presente trabalho tem como objetivos analisar a trajetória da Formação Holística de Base na Abordagem Transdisciplinar (FHB), promovida pela UNIPAZ-RJ, e seus resultados no sentido de integrar sujeito ao desenvolvimento de novos conhecimentos assentados no paradigma transdisciplinar holístico. Para tanto, utilizou como metodologia a autobiografia, no intuito de servir como meio de compreensão entre a história individual da autora e a história social de aprendiz do curso de FHB. Os resultados apontaram que a FHB é uma formação que foi construída assentada no paradigma transdisciplinar holístico por permitir o desenvolvimento do sujeito em seus diferentes níveis, conectando-o à sociedade e à natureza. Por meio desse movimento torna-se possível integrar ciências, saberes e tradições na construção das relações e na produção de práticas, nos diferentes campos de atuação, sensíveis e despertas para a integralidade do conhecimento. Palavras-chave: transdisciplinaridade, ciências e transformação do sujeito.

Palavras-chave: transdisciplinaridade, ciências e transformação do sujeito.

Abstract
The man from ancient times has a relationship with the world around you slash and discoveries, continually provoked by the mystery, the strangeness of things and nature. However, the ability to assess, measure and monitor the impacts of technologies, forms of capitalist production and intervention has been little explored, either through ignorance or by negligence, which puts humanity currently facing major challenges to ensuring the maintenance of life. The present work aims at analyzing the trajectory of Holistic Training Base in Transdisciplinary Approach (FHB), promoted by UNIPAZ-RJ, and its results in order to integrate subject knowledge to develop new settlers in transdisciplinary holistic paradigm. For this purpose, the autobiography as a methodology in order to serve as a means of understanding between the author's personal history and social history of learner travel FHB. The results showed that FHB is a training that was built seated in transdisciplinary holistic paradigm for allowing the development of the subject at different levels, connecting it to society and nature. Through this movement becomes possible to integrate science, knowledge and traditions in building relations and production practices in different fields, sensitive and awake to the completeness of knowledge.

Key words: transdisciplinary, science and transformation of the subject.

Como citar:
ALVES,Camila. Construir e produzir um conhecimento transdisciplinar holístico: conectando o despertar do sujeito ao desafio da integração entre ciências, tradições, saberes e vivências. Revista Pontifex: ciência, filosofia, arte e tradições sapienciais, Rio de Janeiro, v. 01, n. 01, jan./jun. 2014. Disponível em: www.revsitapontifex.org.br.

setaVOLTAR AO ÍNDICE