UNIPAZ - Universidade Internacional da Paz | Universidade Holística Internacional | Campus Rio de Janeiro

pontifexEDIÇÕES ANTERIORES - Revista Pontifex: ciência, filosofia, arte e tradições sapienciais


Volume 01, Número 01 | Janeiro - Junho 2014          
 setaVOLTAR AO ÍNDICE


artigo ARTIGO:

TERRITÓRIO DE VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSDISCIPLINARIDADE,
CUIDADO E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM FAVELAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
REGINA COELI CALIL LUSTOZA LEÃO E VANDA APARECIDA ORENHA

Resumo
O presente artigo foi entregue para a certificação no Curso de Pós-Graduação na Abordagem Transdisciplinar Holística, da UNIPAZ-RJ/ Faculdade de São Judas Tadeu, e busca relacionar a experiência prática das autoras, com os conteúdos da formação acadêmica. Apresenta os resultados do trabalho realizado numa proposta do Cuidado e Educação Integral em comunidades de baixa renda, localizadas nas Zonas Oeste e Norte do município do Rio de Janeiro, resgatando as potencialidades do contexto social e valorizando as vivências socioculturais com lideranças locais, articulando o conteúdo da formação transdisciplinar, com a metodologia da Terapia Comunitária. O paradigma que orienta o artigo está alicerçado na concepção de Educação Integral Voltada para a Paz e do Cuidado Integral, propostos pela UNIPAZ, cujos aportes referem-se às quatro funções do ser humano: sensação, emoção, pensamento e intuição, cujas dimensões incorporam uma visão holística, na perspectiva da transdisciplinaridade.

Palavras-chave: Educação Integral, Transdisciplinaridade, Cuidado Integral, Terapia Comunitária, Visão Holística.

Abstract
This article was delivered for certification Course Graduate in Transdisciplinary Holistic Approach , the UNIPAZ - RJ / School of St. Jude , and seeks to relate the practical experience of the authors , with the contents of academic training . Presents the results of work done in a proposed Comprehensive Care and Education in low-income communities located in areas west and north of the city of Rio de Janeiro , rescuing the potential of social context and enhancing the socio-cultural experiences with local leaders , articulating content transdisciplinary training , with the methodology of Community Therapy . The paradigm that guides the article is based on a notion of Integral Education Geared for Peace and Comprehensive Care, proposed by UNIPAZ , whose contribution refers to the four human functions : sensation, emotion, thought and intuition , the dimensions of which incorporate a holistic view , the perspective of transdisciplinarity.

Key words: Integral Education, Transdisciplinarity, Integral Care, Community Care, Holistic View .

Como citar:
LEÃO,Regina e ORENHA,Vanda. Território de vivências comunitárias: uma experiência de transdisciplinaridade, cuidado e educação integral em favelas da cidade do Rio de Janeiro. Revista Pontifex: ciência, filosofia, arte e tradições sapienciais, Rio de Janeiro, v. 01, n. 01, jan./jun. 2014. Disponível em: www.revsitapontifex.org.br.

setaVOLTAR AO ÍNDICE